O que é e quem pode se imunizar com a vacina Tríplice Viral em Santa Maria?

Arianne Lima

O que é e quem pode se imunizar com a vacina Tríplice Viral em Santa Maria?
Desde o dia 4 de abril, 6.293 pessoas foram imunizadas com a vacina Tríplice Viral em Santa Maria. O imunizante, que é conhecido por ser eficaz contra a caxumba e a rubéola, faz mais do que isso. A Tríplice Viral atua na prevenção contra o sarampo – um vírus altamente transmissível, que resulta em sintomas como febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido.

Ao se imunizar com a vacina Tríplice Viral, o indivíduo interrompe a circulação do vírus, reduzindo complicações e até mesmo, a possibilidade de óbito pela doença.

Leia também

Mais 81 mil pessoas são imunizadas contra a gripe em Santa MariaEstudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminosesConfira a agenda de vacinação contra a Covid-19 para os próximos dias em Santa Maria

Público

Das mais de 6 mil doses aplicadas, 5.404 foram em crianças e 889 em trabalhadores da saúde em Santa Maria. Isso, porque os grupos contemplados pela campanha nacional foram os trabalhadores da saúde e crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A partir de agora, a vacina seguirá disponível nas unidades de saúde para aplicação em pessoas de 12 meses a 59 anos de idade. São recomendadas duas doses em pessoas com até 29 anos e uma dose em pessoas não vacinadas, de 30 a 50 anos.

Sarampo

A contaminação por sarampo ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os sintomas da doença, como febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, começam a aparecer em torno de 3 a 5 dias.

Além do aparecimento de manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que em seguida se espalham pelo corpo, a persistência da febre é um sinal de atenção especialmente em crianças menores de 5 anos de idade, porque pode indicar agravamento da doença.

Crianças podem desenvolver pneumonia, infecções de ouvido e encefalite. A pneumonia em decorrência do sarampo também é comum em adultos. Já para as gestantes, o sarampo pode causar o parto prematuro e o bebê pode nascer com baixo peso. É importante que a mulher se vacine antes de engravidar, já que a dose é contraindicada durante a gestação.

Para o sarampo, não existe tratamento específico e os medicamentos utilizados visam reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. Por conta disso, é preciso se vacinar. No caso de apresentação de sintomas, é recomendado não fazer uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procurar a unidade de saúde mais próxima.

por Arianne Lima – [email protected]

*com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jaqueline Silveira: apesar do apelo de Leite, MDB segue com a candidatura própria

Gasolina já é encontrada na casa dos R$ 6 em Santa Maria Próximo

Gasolina já é encontrada na casa dos R$ 6 em Santa Maria

Geral